1º Domingo do Advento

velas-coroa-advento

Lc 21, 25-28.34-36

Disse Jesus: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então, eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

Recadinho: O convite é claro: que estejamos atentos, preparados. Fenômenos ocorrerão no mundo. As palavras de Jesus vêm nos trazer alento e esperança. Haverá angústia, sofrimento, dores, mas tudo isso será prenúncio de libertação. É questão de fé em Cristo: veio até nós, morreu e ressuscitou para nos salvar, para libertar nosso coração das amarras deste mundo. Fonte: http://www.aparecidadasaguas.com

NADA ASSUSTA QUEM VIVE SUA FÉ EM OBRAS: – Jesus está falando sobre o fim dos tempos. Ele descreve as tribulações que vão acontecer no dia da manifestação do Filho de Deus. No dia em que Ele vai julgar os vivos e os mortos.

Nada disso deve amedrontar àqueles que vivem sua fé da forma mais simples possível, nos acontecimentos da vida, no trabalho, na família, na sociedade…

Como vai acontecer isso? – Detalhes nós não temos, pois não podemos desvendar os mistérios de Deus, mas, diante das pistas que Jesus nos revelou, será o dia em que Ele revelará a disposição secreta das mentes de todos e retribuirá, a cada um, segundo suas obras. Também revelará os que acolheram ou rejeitaram sua graça. Esse será o “Dia” em que Deus consumará o seu projeto final, apresentado por Jesus.

O ADVENTO é Tempo de ESPERA e ESPERANÇA, em que celebramos:

+ Um fato passado: A Vinda histórica de Cristo, prometida a Abraão,    lembrada pelos profetas, esperada pelo povo, realizada em Belém…

+ Um fato presente: Vinda de Jesus presente na sua Igreja:    Cristo continua a vir: na Palavra, na Eucaristia, nos irmãos..

+ Um fato futuro: É a segunda vinda… no fim do mundo…

As leituras acenam para um novo tempo, marcado pela esperança e pela alegria:

+ Como você pretende preparar o NATAL desse ano?    – Um Natal apenas de presentes… de enfeites e músicas…       de festas, comes e bebes…    – ou um Natal cristão?

+ O verdadeiro Natal é vivido num Clima de…

– De Esperança: Advento é participar de uma espera profunda   de todos os homens pela vinda de Deus.      “De cabeça erguida…” apesar dos problemas que nos cercam…

– De Vigilância para perceber os sinais da presença de Deus entre nós…      Vigilância significa por Deus em primeiro lugar na vida.      Quer dizer ler a realidade com o olhar voltado à eternidade.     Significa crer que o Reino de Deus já está presente entre nós.     Jesus adverte a

um Perigo:  “Não fiquem insensíveis por causa da gula,      da embriaguez e das preocupações da vida…”

– De Oração: – na Comunidade: com a liturgia do Advento… – nas famílias: com a Novena do Natal em família…

+ De Conversão: Acolher: preparar o nosso presépio, o coração…   O Natal será realmente cristão, se Cristo tiver lugar em nosso coração.   Caso contrário, a sua vinda será inútil.    – Vamos remover de nossa vida toda bagagem inútil que possa impedir os nossos passos para Cristo. Como há dois mil anos em Belém, Ele ainda hoje continua buscando um lugar…Será que Ele encontrará esse lugar em nossa casa, em nosso coração?

SUGESTÃO: ORGANIZE AS NOVENAS DE NATAL EM SUA RUA

http://www.perosivaldomotta.blogspot.com.br

 

Anúncios

Sobre Grupo de Oração Educandário Santo Antônio

O Grupo de Oração Educandário Santo Antônio pertence à Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Mariana/MG e realiza suas atividades na Capela do Educandário Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto/MG.
Esse post foi publicado em Formação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s